19.8.11

Jeff Mills - The Power (Axis [AXCD042]) - 2011

 

Jeff Mills

 

Disco – The Power (2011)

 

Se para a ciência, o universo ainda é um mistério fascinante e desafiador, para Jeff Mills é a matéria prima necessária para percursos inacreditáveis, tendo o Techno (a música dos nossos tempos) como base para seus cálculos astronômicos.

O lendário produtor de Detroit é um aficionado por ficção cientifica e falando mais expecificamente, por The Sleeper Awakes. Um romance de HG Welles sobre um homem que dorme a acorda num futuro distante numa Londres longínqua. E parece ser esse futurismo pensado, os mecanismos do intrigante mergulho Techno-cósmico de, The Power, seu mais novo trabalho.

de-0403-151690-back

Se The_Occurrence (2010) Mills já excursionava pelas mais profundas anti matéria sonoras, cometendo um dos discos mais fascinante dos últimos anos, The Power não contem nenhum rastro de gravidade, Mills parece pilotar por dentro de um vácuo Hi-Tech indomável onde observamos –chapados – a colisão das galáxias e luzes incapazes de resistir aos buracos negros.

Faixas como “Hallucinations” são verdadeiras peças desafiadores e mostra o controle mítico sobre todas as moléculas do seu próprio delírio. “The Exchange” nos arremessa em névoas metálicas fantasmagóricas. “"Microbe” chapa com sua ambiência para pista horizontais que sedutoramente nos toma com elegância.  “Máquina Contact” é um exótico monólito abandonado por civilizações incalculáveis. São algumas das faixas que reseta nossa percepção de realidade e nos convida ao transe.

Se Jeff Mills fosse o personagem de “The Sleeper Awakes” diria que ele não dormiu mais de 200 anos e sim, viajou até mais extremas fronteiras do cosmo e lá produziu peças formadas com desconhecidas leis da física. Já dentro de sua capsula, despertou com esse mais novo artefato. Atemporal como as grandes singularidades do espaço.

 

Para ouvidos entorpecidos por: HG Welles, Paraísos artificiais, astronomia, sondas distantes, Techno cabeçudo e lisérgica futurísticas.

0 comentários: