21.4.11

Teenage Fanclub - Shadows (2010)

Por: Andréia loureiro 

 

 

Teenage Fanclub

 

Disco- Shadows (2010)

 

 

Neblina, raios de sol, está amanhecendo. Mais um dia... as responsabilidades nos fazem levantar da cama. Enquanto você caminha pelas ruas, outros passam... pessoas, prédios, árvores, outdoors... Você apenas observa e respira fundo, mais um dia, vamos colocar os fones de ouvido...

O incansável Teenage Fanclub, expoentes do chamado powerpop, continua a nos presentear com músicas de qualidade e bom gosto. Banda consolidada que não precisa provar mais nada, isso é fato. Shadows seu último trabalho, lançado em 2010, é mais uma prova disso.

O disco é repleto de canções agradáveis, redondas, prazerosas, enfim... bem ao estilo TFC. Aliás, a sonoridade lembra Howdy!, lançado em 2000. No entanto, as, aparentemente, ingênuas e corretas canções nos revelam outras percepções.

Shadows traz músicas que parecem matinais, para acompanhar o ouvinte em seus pensamentos numa caminhada por entre as sombras das construções que permeiam a cidade.

A capa do álbum mostra um cinzento conjunto edificado, contemporâneo, disperso e interligado ao mesmo tempo. As canções passeiam por entre pilotis, peles de vidro, escadarias, num fundo azul esmaecido. Em outras palavras, é um álbum essencialmente urbano.

Sometimes I don’t Need To Believe Anything, primeira faixa, talvez seja a música emblemática do álbum. Balada inspiradora, descomplicada, para não pensar (talvez)... Bom, às vezes não precisamos, basta continuar... “drifiting back through blossom streets…”

Apesar das sombras anunciadas, letras reconfortantes e esperançosas nos acompanham ao longo do disco, como em Into the City, Dark Clouds e Sweet Days Waiting. Baby Lee é a mais alegre, é uma música de amor, mas que faz lembrar praças e crianças brincando. Shock and Awe simboliza o cidadão sossegado, aquele que não quer se envolver em confusão, seja qual for a natureza... “wake me when the conflict is over, i aim for a peaceful life”.

São canções sinceras, intimistas, pra dar ânimo e ajudar a tolerar os dissabores do dia ou da vida. O Teenage não quer complicar, nunca quis. Eles nos convidam a dar uma pausa nos pensamentos caóticos, já que temos a cidade e o sol lá fora.

 

 

Link

Download

 

 

 

 

Leia também de Andréia Loureiro:

isobel-campbel-mark-lanegan-hawk

1 comentários:

Andréia Loureiro disse...

Uma correção: onde está escrito "trás" o certo é "traz".. rssss ;)