4.7.11

Matéria/BIOGRAFIA – Sun Ra

Por: Clube de Jazz

 

Sun Ra foi uma das personalidades mais excêntricas e divertidas do jazz moderno. O maestro, compositor e tecladista que afirmava ser um extraterrestre de Saturno, dirigiu a sua Myth-Science Solar Arkestra para inóspitas regiões da música, muito distante do jazz mainstream.

no fim de sua carreira, incluíam roupas estranhas(como orelhas do Mickey Mouse ), cantores e dançarinas exóticas. Os puritanos do jazz mantêm distância, mas muitos fãs foram atraídos para o jazz encantados pela sua sabedoria em improvisar utilizando o seu bom humor.


Essa celebridade recebeu o nome de Herman Blount quando nasceu em 22 de maio de 1914, em Birmingham, Alabama. Sun Ra estudou música muito cedo, e a princípio seguiu uma linha convencional, tocando na escola secundária e estudando música na Universidade de Alabama. Iinicialmente estava inclinado para a música clássica, mas depois passou para o jazz graças às influências de Ethel Waters, Bessie Smith e Fletcher Henderson.


As sementes do Arkestra germinaram em Chicago onde Sun Ra reuniu espíritos livres que aderiram a sua causa, como o saxofonista John Gilmore, Marshall Allen e Pat Patrick. Embora ele sempre estivesse pronto a extrapolar a esfera do jazz, as primeiras gravações de Sun Ra como líder de banda no selo Delmark tinham um swing modal, com intuito de elevar a sensibilidade coletiva do grupo.
Até o momento em que Sun Ra levou sua comunidade de músicos para Filadélfia em 1961, eles eram julgados como uma anomalia no mundo do jazz. Para ter controle da sua obra, esse intrépido líder criou a sua própria gravadora, a Saturn. Muitos destas gravações ganharam uma vida nova numa reedição de sua obra através da Evidence Records.


Enquanto as apresentações de Sun nos anos oitenta e início dos anos noventa continuaram a ser caracterizadas por um espírito festivo, estava claro que o piloto intergaláctico preparava para se encaminhar a uma outra dimensão.
Embora Sol Ra morreu 30 de maio de 1993, mas o seu Arkestra ainda realiza apresentações, mas os espetáculos perderam o seu vigor e humor dos tempos em que o tecladista de Saturno ainda vagava pela terra.

 

Matéria Original em >clubedejazz

DISCOGRAFIA

1957
Sound of Joy
Delmark

1959
The Nubians of Plutonia
Impulse!

1965
The Heliocentric Worlds of Sun Ra, Vol. 1- 2
Calibre

1967
Atlantis
Evidence

1972
Space Is the Place
GRP

1977
Solo Piano, Vol. 1 - 2
Improvising

1978
Lanquidity
Evidence

1986
Reflections in Blue
Black Saint

1990
Mayan Temples
Black Saint

2003
Nuits de la Fondation Maeght
Universe

0 comentários: