12.7.10

Matéria/MITOLOGIA PROGRESSIVA

Em nossa proposta de abordar com profundidade o Rock Progressivo, temos nos deparado com a seguinte constatacao: levaremos muitos anos ate conseguir resgatar todos os temas importantes, e possivelmente nunca conseguiremos esgotar totalmente as nuances tematicas oferecidas por este estilo musical. É justamente nessa ampla riqueza que reside o segundo item mais importante do RP (o primeiro é, obviamente, a propria musica), pois as interminaveis ligacoes com todos os assuntos, oferecem um grande campo de pesquisa que pode interessar a qualquer pessoa interessada em expandir seus horizontes pessoais.

Tomemos como exemplo, os nomes das bandas. Ja pararam para pesquisar obre o significado de cada termo escolhido e o que representam para o som de cada grupo? Diferentes aspectos sao levados em consideracao pelos componentes do conjunto para fazer sua opcao. Assim sao gerados terminologias particularizadas de acordo com cada visao, que podem ser referencias historicas, biograficas, de lugares ou ate mesmo neologismos de dificil interpretacao.

Ao desejarmos fazer uma materia sobre os nomes das bandas, ficamos em duvida sobre que caminho seguir, pois sao milhares os termos utilizados, o que enviabilizaria um historico detalhado de cada um, devido ao pouco espaco que temos. Resolvemos optar por um assunto, ate certo ponto predominante, e mostrar o significado de cada um. Desta forma este artigo funciona apenas como uma introducao a este mundo magico. Falando em "mundo magico", foi este o tema escolhido: tudo que se refere ao sagrado, ao sobrenatural, as religioes e crencas, etc. Como trata-se de um tema instigante, que ele sirva de base para pesquisas mais completas que cada um podera fazer.

MYTHOS - Banda da Alemanha, dos anos 70. O termo refere-se especificamente a cosmogonia dos povos primitivos, abrangendo a historia da criacao do universo e a existencia do homem, que inclui herois, deuses e lendas de mundos "superiores" e "inferiores".

ASGARD - Nome adotado por tres bandas diferentes, na Inglaterra (anos 70), Franca (anos 70) e Italia (anos 90). Na mitologia nordica é o reino onde moram os deuses da antiga religiao escandinava, na época dos vickings. Ali residia o deus ODIN (banda alema, anos 70), chefe dos Aesir e THOR, o deus-trovao (DEMON THOR, banda suica dos anos 70). A historia destes deuses é complexa, com muitos personagens e cheia de relatos interessantes, como por exemplo o RAGNAROK (banda sueca, anos 70), que significa "crepusculo dos poderes", que narra a derrota de Odin e seus exércitos, devido a manobras do traicoeiro Loki. Atualmente existe na Islandia uma religiao reconhecida oficialmente, que processa essas crencas.

SIDDHARTHA - Banda alema, anos 70. O grupo retirou o nome do livro homonimo do escritor Hermann Hesse. Trata-se na verdade, do nome da condicao humana (nirmana-kaya) de Buda, Siddhartha Gautama, que viveu na india no século VI, a.C.

SAMADHI - Banda italiana, anos 70. Termo utilizado na religiao budista e significa meditacao, concentracao, transe.

ATLAS - Banda sueca, anos 70. Um dos mitos gregos. Pertence a geracao de seres monstruosos, filho do tita Japeto e da oceanida Climene. É aquele que sustenta a abobada celeste.

CHAC MOOL - Banda mexicana, anos 80. Parece tratar-se de um dos deuses da chuva, na mitologia dos maias.

PAN - Banda dinamarquesa, anos 70. Deus grego (Peloponeso, século VII a.C.), mestre dos animais. Seu aspecto é hibrido, meio homem, meio bode. Gosta de tocar uma espécie de flauta, que acabou recebendo o seu nome.

AIN SOPH - Banda japonesa, anos 80. Significa "Divindade Suprema", que atraves de emanacoes criou o mundo. Vem de tradicoes misticas cabalisticas judaicas da Espanha, do século XIII.

RAMSES - Banda alema, anos 70. Trata-se de um farao egipcio, que reinou por volta de 1200 a.C. Como a maioria dos faraos, dizia-se ter superpoderes.

AMENOPHIS - Banda alema, anos 80. Mais um farao do antigo Egito (1350 a.C.), que mudou o nome para Akhenaton, apos introduzir o culto exclusivo ao deus aton, como forma de repudio ao culto oficial ao deus Amon-Ra.

AGAMENON - Banda suica, anos 80. Na religiao grega é um dos reis da armada aqueia, cuja historia conta sua maldicao familiar, tao comum nos mitos gregos.

HANUMAN - Banda alema, anos 70. Na tradicao hindu é o "deus-macaco". Sua historia esta contada no poema épico Ramayana. Trata-se de um dos auxiliares de Rama, que é a encarnacao (avatar) da divindade Vishnu. Hanuman é filho do vento, capaz de remover montanhas, voar e agarrar nuvens.

ANDROMEDA - Banda alema, anos 70. É a filha de Cefeu, rei da Etiopia, e de Cassiopéia. Foi salva de um monstro marinho por Perseu (aquele que matou a Medusa), que acabou se casando com ela.

IMAN (CALIFATO INDEPIENDENTE) - Banda espanhola, anos 70. Iman significa a fé na religiao islamica, que engloba tres fatores: conviccao, demonstracao da fé e pratica de obras (atitudes). O termo entre parenteses faz mencao aos sucessores de Maomé (Califas), mais especificamente a comunidades islamicas (califados) que se desenvolveram fora do comando da area central dos epicentros do império arabe (Bagda e Damasco). Neste caso trata-se da propria Espanha (Al-Andaluz). Veja materia sobre este pais nesta edição.

EXODUS - Banda polonesa, anos 70. Trata-se do segundo livro do Pentateuco (Biblia, Antigo Testamento), que narra a saida do povo de Israel do Egito em direcao a Terra Prometida por Deus.

APHRODITE´S CHILD - Banda grega, anos 70. Descrita na Iliada como deusa da fecundidade e do amor. Filha de Zeus, Afrodite era ninfomaniaca, tendo varios filhos de pais diferentes.

TANTRA - Banda portuguesa, anos 70. Termo originario da tradicao budista e refere-se a uma serie de textos sagrados, ditados pelo Buda, que sao utilizados na evocacao de divindades e para o atingimento da iluminacao, por meio da meditacao.

CALLIOPE - Banda italiana, anos 90. Uma das Musas (filhas de Zeus) da mitologia grega. É apontada como sendo a inspiradora da poesia.

MANDALABAND - Banda inglesa, anos 70. Mandalas sao simbolos esotéricos, normalmente em forma de circulo, destinados a praticas rituais. Nao se sabe sua origem, pois eram utilizados tanto na antiga antiga China, como nas civilizacoes pré-colombianas da América do Sul.

ZAZEN - Banda norte-americana, anos 90. Termo japones, de origem budista chinesa (fundado pelo hindu Bodhidharma no ano 520 d.C.), que significa "meditacao formal na posicao sentada". Foi a Tsao Tung, uma das cinco seitas Zen que desenvolveu esse ensinamento, baseado na licao de Bodhidarma que passou nove anos em frente a uma parede, meditando.

DRUID - Banda inglesa, anos 70. Os Druidas eram sacerdotes celtas, da regiao da Galia. Eram especializados em educacao, rituais religiosos, astronomia e na arte de curar.

ELECTRA - Banda alema, anos 70. Electra quer dizer "a brilhante, a luminosa". Personagem de varias historias mitologicas da Grécia, algumas bem tragicas (lembram-se do termo "complexo de Electra", utilizado em psicologia?).

GENESIS - Banda inglesa, anos 70. Significa "geracao". É o primeiro livro da Biblia. Contem a narrativa da origem do mundo e do homem, em suas primeiras geracoes.

APOCALYPSE e APOCALYPSIS - Bandas brasileira, anos 90 e grega, anos 70. Significa "revelacoes" ou "visao de coisas futuras". É o ultimo livro da Biblia, escrita pelo apostolo Sao Joao, por volta do ano 95. Mostra o triunfo final daqueles que sao bons e o retorno glorioso de Nosso Senhor Jesus Cristo.

MINOTAURUS - Banda alema, anos 70. Terrivel animal, guardiao do Labirinto de Creta, onde devorava de sete em sete anos, sete rapazes e sete mocas. Mitologia grega.

ARMAGGEDON - Banda alema, anos 70. É a batalha final do bem contra o mal, que ocorrera no "fim dos tempos", descrita no Apocalypse.

GILGAMESH - Banda inglesa, anos 70. Trata-se de um mito da primeira dinastia da Babilonia (1700 a.C.). Sua epopeia narra a busca pela vida eterna e pela realeza, que inclui muitos herois da antiga Sumeria. A historia narra os fatos que geraram a criacao do universo e a grande inundacao universal (posteriormente Diluvio, descrito na Biblia).

GURU GURU - Banda alema, anos 70. Trata-se de um mestre religioso, destinado a ministrar a um aluno ou discipulo, todo o seu conhecimento superior. De origem hindu, era aplicado inicialmente apenas aos Bramanes, mas com o tempo, se universalizou.

DOGMA - Banda brasileira, anos 90. Palavra de origem grega, que se refere a cada um dos itens fundamentais e inquestionaveis de uma crenca religiosa.

POPOL VUH - Banda alema, anos 70. O termo se refere ao mais importante documento da literatura dos antigos habitantes das Americas. É o livro sagrado do povo quiche (maias do Iucata e Guatemala, na America Central, 320 a 900 d.C.), que descreve suas peregrinacoes, origens e artes magicas.

ZARATHUSTRA - Duas bandas alemas, anos 70 e 80. Profeta iraniano tambem chamado de Zoroastro, que viveu por volta de 1500 a.C. Ele acreditava ter visto Deus, e fundou a primeira religiao monoteista que se tem noticia. Os principios de sua religiao, incluindo a liturgia, estao relatados no livro santo zoroastriano, o Avesta. Zarathustra foi o primeiro profeta a difundir a crenca no julgamento apos a morte, incluindo a existencia de ceu e inferno, bem como na resurreicao do corpo.

U TOTEM - Banda americana, anos 90. Totem é uma representacao material dos espiritos protetores, algo parecido com esculturas de santos. Normamente feito de pedras, barro ou madeira, eram venerados religiosamente, principalmente pelos indios algonquinos da America do Norte.

ARRAKEEN - Banda francesa, anos 90. Nao sabemos se este termo tem algum significado na lingua francesa, mas existia um ser, denominado "Arraken", no qual os patagoes (habitantes originais da Terra do Fogo, ao sul da América do Sul) viam as atribuicoes do bem e do mal.

(observacao sugerida pelo autor da página: ARRAKEEN lembra ARRAKIS, o planeta mais comumente conhecido como DUNA, da saga de FRANK HERBERT)

HORUS - Banda italiana, anos 70. Um dos seres divinos da religiao egipicia (2000 a.C.). HORUS era filho de isis, a mae divina, e de OSIRIS (nome de duas bandas dos anos 80: uma japonesa e outra da arabe), deus da inundacao, da vegetacao e dos mortos.

AQUELARRE - Banda argentina, anos 70. (Cuevas de) Aquelarre, eram locais de reuniao e aprendizado (academias) de feiticeiros. Essa crenca era muito forte sobretudo no Chile.

POSEIDON - Banda alema, anos 70. Na civilizacao micenica, GrEcia, Poseidon era o deus dos mares, considerado de grande importancia (séc VII a.C.).

SALAMANDER - Banda inglesa, anos 70. Alem de ser um batraquio (familia dos urodelos), trata-se tambem de um ser que governa o fogo (e nele habita), em uma antiga religiao nordica.

EDEN - Tres bandas dos anos 70, da Alemanha, Franca e Canada. Paraiso existente na Terra, criado por Deus, para que nele habitassem o primeiro casal, Adao e Eva, segundo o descrito no livro de Genesis.

O TERÇO - Banda brasileira, anos 70. É claro que é um "fracionario que corresponde a tres" ou a "terca parte de alguma coisa", inclusive a do Rosario, conjunto de contas utilizado na liturgia Catolica para computar um determinado numero de oracoes (quinze Pai-Nossos e quinze Ave-Marias).

FONTE: METAMUSICA

0 comentários: