29.6.10

Legião Urbana - V

 

Legião Urbana

Disco: V (1991)

"...Tudo passa...tudo passará..."

Trovadores solitários surgem vindas das profundezas da poesia e presenteiam a música, levando essa entidade sagrada até as bordas divinas, em tempos em tempos.

Quando lançou seu quinto disco em 1991 a Legião Urbana já era um grupo consagrado. Suas canções já embalavam a geração e passeavam pelas rádios brasileiras de mãos dadas como hits pegajosos nos ouvidos dos juvenis lobsomens. Mas "V" mostrou o equilibrio perfeito entre a poesia de Renato e a musicalidade que vai além das belas melodias e sim erguendo peças poéticas sonicas até hoje atemporais.

Desdo petardo de pouco mais de onze minutos  "Metal contra as nuvens" com letra que sangra nossas percepções ou pela experiência flutuante de "Montanha mágica" onde somos levados até as altas torres numa das canções mais irretocáveis de toda a a legião. Canção que termina na beira do mar onde contemplamos nossa própria solidão. Como se não bastasse o grupo alinha mais uma obra de arte "Teatro dos Vampiros" que vai deslizando com letra ácida, quase raivosa tão profundamente desacreditada tão profundamente confessional. O disco vai se perpetuando obrigatório com a lagrimejante "Vento no litoral" onde nos afogamos depois de mergulhar nossa alma em indivisíveis mémorias que roçam nossos rostos contemplativos e vamos vagando procurando as pegadas pelos litorais daquilo que jamais conseguimos ser, numa das canção mais belas já criadas em todos os tempos.

Gravado em meio a dependência química de Renato e a descoberta de uma doença,  V é um disco de uma banda madura, que arrisca pequenas experimentações e pérolas sensíveis como a delicadeza cotidiana de  "O mundo anda tão complicado" e o sublime final ao piano com "Come Share My Life". Mas tudo parece envolvivo num sentido de solidão e perda, talvez a perda de si mesmo e da poesia das coisas que foram vivida.  Nas mais improváveis relvas de sonhos que já nem sonhavamos mais alcançar. V é uma peça de rara beleza que permenace intacta e que jamais passará.

Legiao-Urbana-V-1991

Para ouvidos entorpecidos por: Joy Division, The Smith, Nick Drak

Link> Download

0 comentários: